sábado, 16 de julho de 2011

Quanto mais conheço os humanos, mais os acho curiosos. E, devo declarar: a curiosidade deles é o que mais me chama a atenção. Como eles mesmos dizem: "A curiosidade matou o gato". O que me faz pensar: e não o ser-humano, por isso sou curioso sim, e daí?

E daí que é estranho. O que eles vêm de tão interessante no que está acontecendo com o outro? Por exemplo, se um briga com o outro, todos param para olhar o que está acontecendo. E... e se ocorre um acidente no trânsito? Todos param para ver se tem alguém ferido - e se tiver, pararam ainda por mais tempo. Acha que estão parando para ajudar? Acha que alguém vai lá, defender um dos lados da briga, ou socorrer o ferido? Claro! QUE NÃO! Alegam medo de apanhar, alegam medo de ferir, alegam medo de passar mal (mas, hei, se você passa mal porque parou para olhar o acidente??), alegam até que nem pararam para ver coisa alguma e não viram nada e que você está inventando isso para prejudicá-los. Ajudar, que é bom? Nada.

O interesse por ser audiência chega a níveis alarmantes, a ponto de haver quem ganha dinheiro com fofoca! Para quem não está familiarizado com o jargão: fofoca é o ato de saciar a curiosidade alheia com histórias de outros que não o ouvinte ou o emissor da informação. E por uma boa fofoca eles são capazes até mesmo de cometer atos ilegais - o que me faz pensar "Para quê?", embora eu prefira não saber a resposta.

Mas se não há interesse na fofoca, há em ver o que outro está fazendo. Veja por exemplo os reality shows. São programas em que se pega uma pessoa para fazer algo x e se grava tudo que ela fizer para alcançar seu objetivo. Não sei qual o interesse nisso, mas... virou moda! Até a Nasa aderiu ao projeto, e transformou os vôos para o espaço num Reality Show transmitido por ela com exclusividade.

É, os humanos são curiosos. Bem curiosos.

Eu? Eu não sou, não! Estou observando o que vocês fazem, sim, mas a trabalho! Imagina se iria me interessar nessa vidinha de vocês por algum outro motivo.....

(Absurdo....)

Nenhum comentário: